Explorar

Do mar à serra, mergulhe na cultura local. Cada experiência faz parte da maravilhosa descoberta da nossa região.

Conheça nossas atividades

Faça parte da nossa bela natureza participando nas atividades que propomos para si. Estamos localizados no centro de Portugal, com acesso rápido a todo o tipo de emocionantes aventuras.


Selecção de atividades

Decida qual você deseja experimentar a seguir.

O que visitar na região do Porto e Aveiro

Portugal

Portugal é um país à beira-mar. A cauda da Europa com recursos infinitos… um pedaço do céu.
Para as suas férias ou residência permanente, este país tem um clima ameno, com 3000 horas de sol por ano e 850 km de esplêndidas praias banhadas pelo Oceano Atlântico, fazendo de Portugal um destino perfeito em todas as estações, a apenas algumas horas de distância de qualquer capital da Europa.
Neste país que tem as fronteiras mais antigas da Europa, existe uma grande diversidade de paisagens a uma curta distância, muitas atividades de lazer e um património cultural único, onde tradição e contemporaneidade se conjugam em harmonia.
A gastronomia, os vinhos e a simpatia dos portugueses completam uma oferta de serviços turísticos de qualidade, seja para um fim-de-semana ou para umas férias mais longas seja no campo ou na cidade.
Portugal situa-se no extremo Sudoeste da Europa e inclui os arquipélagos da Madeira e dos Açores no Oceano Atlântico.
No continente europeu, o O território português ocupa uma área de 88.889 km2 (218 km de largura, 561 km de comprimento, 832 km de costa atlântica e 1.215 km de fronteira terrestre com Espanha).
Situado junto ao Oceano Atlântico entre o continente europeu e o arquipélago dos Açores abrange uma área de 2.355 quilómetros quadrados e é constituído por nove ilhas – São Miguel e Santa Maria no Grupo Oriental, Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial no Grupo Central, e Flores e Corvo no Grupo Ocidental.< br/>As ligações com o continente e Portugal são efectuadas num voo de 2 horas.
O Arquipélago da Madeira com uma área de 741 km2 situa-se no Oceano Atlântico a cerca de 500 km da costa africana e 1000 km da o continente europeu (1h30 de voo de Lisboa). É constituída pelas ilhas da Madeira e Porto Santo e pelas ilhas desabitadas das Desertas e Selvagens (que são Áreas de Reserva Natural).
O clima em Portugal varia significativamente de região para região e é influenciado pelo relevo, latitude e proximidade do mar, que proporciona invernos amenos, sobretudo no Algarve.

Porto

Porto em Portugal: Casa do Vinho do Porto

Alguns locais a visitar no Porto

Museu de Arte Contemporânea

Local de um extenso parque muito bem cuidado e aprazível, um Museu de Arte Contemporânea riscado por Álvaro Siza Vieira e uma casa em estilo art déco que deu nome à Fundação.

Sé Velha

Além da igreja iniciada no século XII, vale a pena visitar os claustros, revestidos de azulejos. Do terreiro, onde se encontra o pelourinho e outros monumentos, avista-se soberba a vista sobre o rio Douro e o casario típico das duas margens.

Livraria Lello

Conhecida mundialmente, entre outros motivos, porque suas escadas inspiraram o autor de Harry Potter.
É considerada uma das melhores e mais belas livrarias do mundo.

Foz

Além das praias, é um local de lazer com cadeiras e cafés junto ao mar. Há também um pergolado que dá um charme especial às fotos ali tiradas.

Palácio da Bolsa

Belíssimo edifício do século XIX onde se destaca, não só o famoso Salão Árabe, o Pátio das Nações como também a escadaria nobre e cénica.

Torre dos Clérigos

É um dos monumentos emblemáticos do Porto da autoria de Nicolau Nasoni, o mais conceituado arquitecto do período barroco do norte de Portugal.
Do topo, a vista sobre a cidade e o rio merecem a subida.

A sua arquitetura arrojada assinada por Rem Koolhaas e a diversificada agenda musical fazem dele um ícone do Porto.

Ribeira

É um dos bairros mais atractivos da cidade do Porto, onde se sente o ambiente caloroso e popular dos portuenses.

Igreja de São Francisco

Templo principal da construção gótica da cidade. No interior encontra-se o estilo barroco: todo feito em madeira dourada.

Aveiro

Aveiro – A Veneza Portugal

Arte Nova

É no centro de Aveiro, à volta do Rossio e do casario onde se podem saborear os deliciosos “ovos moldes”, que se juntam a um interessante conjunto de edifícios Art Nouveau. As fachadas, onde não são raros os elementos em ferro forjado e a pedra lavrada, desdobram-se em arcos e janelas em arco. A decoração percorre colunas, contornando janelas e portas e emoldurando vidros e painéis de azulejos. Se é um apaixonado pela Art Nouveau e quer explorar o melhor do turismo em Aveiro, não perca!

A Rota do Bacalhau

O bacalhau sempre foi “o fiel amigo” de Portugal, um “must” da gastronomia portuguesa. Diz a lenda que existem pelo menos 1000 maneiras de cozinhá-lo, e é particularmente difícil dizer qual é o mais saboroso! Mas o bacalhau não se resume ao deleite da gastronomia portuguesa, muito aclamada. A história do bacalhau é uma verdadeira epopeia, escrita por milhares de homens que, ao longo dos tempos, enfrentaram mares agitados e escreveram a história da pesca do bacalhau.

Farol da Barra

O sol e o mar da costa aveirense convidam a visitar as praias. Comece pela Praia da Barra, situada entre as Dunas de São Jacinto e a Praia da Costa Nova, e descubra o Farol da Barra. Erguendo-se magnificamente, este é o farol mais alto de Portugal e um dos maiores da Europa, marcando de forma impressionante o encontro da Ria de Aveiro com o mar. Aqui, onde os desportos radicais convivem lado a lado com as artes da pesca milenar, o farol do século XIX ergue-se a mais de 60 metros acima do nível do mar.

Estação de Comboios

A Estação Ferroviária de Aveiro está decorada com um conjunto de azulejos da Fábrica da Fonte Nova (1916), com motivos regionais. Este encantador edifício, repleto de luz natural, possui a mais importante coleção de azulejos exteriores de Aveiro.

Praia da Costa Nova

Parte da colorida e bela Aveiro é indissociável das famosas cabanas da Costa Nova. Estas construções típicas, originalmente utilizadas pelos pescadores da zona para guardar os materiais de pesca, foram ao longo dos anos utilizadas como casas de férias. Implantadas na orla da praia, saúdam o mar com suas fachadas pintadas em faixas de cores berrantes. Deixe-se conquistar pela calorosa simplicidade do espírito piscatório da Costa Nova, ainda tão presente nos seus areais.

Antiga Capitania do Porto de Aveiro

O edifício da Capitania do Porto de Aveiro pertence atualmente à Câmara Municipal de Aveiro. Também é conhecida como a “Capitania dos Arcos” e sua história é bem longa. Inicialmente construído como moinho de maré, viria a servir de edifício de apoio à fábrica de porcelanas José Ferreira Pinto Basto, que fundou a marca internacionalmente conhecida Vista Alegre. Mais tarde, em 1903, Francisco Augusto da Silva Rocha reformou o prédio para abrigar a Escola de Desenho Industrial.

Campo Universitário Estação de Comboios

Desde 1973, Aveiro acolhe uma das mais dinâmicas e inovadoras universidades portuguesas. Situada entre as salinas e o centro, a Universidade de Aveiro trouxe uma nova dinâmica à cidade, dinamizando a vida cultural e contribuindo para o desenvolvimento urbano com a criação de novos espaços. Construído como se fosse uma pequena cidade, o Campus Universitário de Aveiro foi projetado por alguns dos mais proeminentes arquitetos portugueses contemporâneos.

BUGAS

Tal como em Paris ou Amesterdão, passear em Aveiro pode ser saudável, ecológico e económico, além de diversão garantida. Para tal, basta uma BUGA, a bicicleta de utilização gratuita de Aveiro, disponibilizada pela autarquia. Percorra a cidade, o seu património e a sua história ou deixe-se encantar pelos meandros da Ria, num divertido passeio sobre duas rodas… a custo zero!

Mercado do Peixe

É um mercado delicioso. Desde 1910 está no Bairro da Beira Mar! Além do peixe, mais do que fresco, tem sempre a opção de subir ao restaurante do primeiro andar e depois é só escolher. Peixe, claro!

Ovos Moles

Visitar Aveiro e não provar os ovos moles é pecado. Este típico doce regional, herdado das tradições dos conventos femininos, ganha forma com a indulgente mistura de ovos e açúcar, feita com o saber da tradição. Depois que as comunidades de freiras foram extintas, a receita dessa doçura divina passou de geração em geração, mantendo-se viva até hoje. Deixe esta doce tentação tomar conta do seu paladar e sinta-se no céu.

Moliceiros

Os Moliceiros que agora se veem a rasgar as águas da ria nem sempre foram barcos de turismo. Em meados do século XIX colhiam o “moliço”, o lodo que existia na ria, que, depois de espalhado em eiras a secar ao sol, servia de adubo aos terrenos arenosos da região agricultores. Mas a progressiva substituição do moliço por adubos químicos fez com que a atividade declinasse ao longo do século XX.

Ria de Aveiro

A ria conquistou Aveiro tornando-se o seu coração. É o que identifica a cidade dando-lhe luz e vida, e marcou de forma permanente as tradições locais. Em Aveiro tudo vive à volta destes 47 quilómetros de água dispostos paralelamente ao mar. É a Ria, espelho de prata que reflete a cor dos barcos moliceiros e das casas Arte Nova, que torna sedutor e único o encanto de Aveiro.

Salinas

A produção de sal sempre desempenhou um papel importante na economia da região de Aveiro. O que costumava ser uma atividade econômica próspera tem diminuído um pouco nos últimos anos. Apenas algumas “salinas” permaneceram. No Eco-Museu da Troncalhada pode aprender muito sobre o processo de extracção do sal.

Diversão com segurança

Explore com os melhores profissionais.

Nós ajudamos

Nós vamos ajudá-lo a explorar a nossa região.